Um dia de paraíso nas praias de Cayo Largo, em Cuba
Depois de 8 dias intensos em Cuba, eu já estava sonhando com Cayo Largo. Tinha percorrido Havana, ido a Varadero e a Trinidad de ônibus, feito um bate/volta ao Valle de Viñales, no Oeste de Cuba.
Faltava um cayo, como os cubanos chamam as milhares de pequenas ilhas que cercam a ilha-mãe de Cuba.
Se são milhares, por que tinha que ser uma das mais difíceis de chegar? Talvez por isso mesmo. Apesar de ser um destino consagrado (tem até aeroporto internacional), Cayo Largo talvez seja a ilha cubana que mais se parece com a imagem de paraíso intocado do Caribe que a gente tem na cabeça.
Eu sei, paraísos não existem, mas a ideia combina bem com o que eu encontrei lá. Vou logo dizendo: no quesito “mar azul turquesa”, Varadero pode até rivalizar com Cayo Largo. Mas do ponto de vista de natureza, paisagem, tranquilidade e passeio maravilhoso de barco, não tem pra ninguém.
Com apenas 25 quilômetros de extensão, Cayo Largo faz parte do arquipélago de Los Canarreos, que fica ao sul da ilha, um dos mais distantes da costa. Não dá pra ir lá de barco pequeno nem de carro, como a Cayo Blanco , onde o governo construiu uma estrada sobre diques artificiais. Só de avião mesmo. Veja no mapa:
Por conta deste isolamento e do potencial turístico, Cayo Largo virou um mundo à parte, completamente separado da vida cubana. As operadores vendem pacotes direto pra lá, criando a situação insólita do sujeito que vai a Cuba mas não conhece Cuba de verdade, o que me parece um imenso desperdício.
Dá sim pra fazer as duas coisas e conhecer Havana e Cayo Largo, embora não seja tão simples quanto pegar um ônibus para Varadero.
->Varadero: Como ir, reservar hospedagem e circular sem pacote.
Como ir a Cayo Largo?
Para quem já está em Havana, compensa comprar um pacotinho em uma agência de viagem. A Cubatur é a principal operadora e tem várias agências em Havana. Eu contratei minha excursão na que fica dentro do Hotel Iberoestar Parque Central, perto do Capitólio. Também dá pra comprar passagens e diárias de hotel separadas, mas fica bem mais caro e você fica sem pai nem mãe em um lugar onde o principal meio de transporte é o barco.
Como eu não tinha muito tempo, optei por uma excursão de um dia com tudo incluído: alimentação, transporte, passagem aérea, passeios de barco e babá. Sim, porque eles cuidaram da minha vida por quase 20 horas!
Como foi o passeio
O ônibus chegou às 05h da manhã no Hotel Iberoestar Parque Central ( fica na região central de Havana). Foi o lugar que eu indiquei quando comprei o pacote porque ficava perto da casa onde estava hospedada.
No aeroporto José Marti, o trâmite foi rápido, o avião da Aerogaviota , a companhia cubana que opera dentro do país , saiu no horário e o voo foi tranquilíssimo. Meia hora depois eu já estava babando na paisagem da janela enquanto o avião pousava ao lado daquele marzão azul.
O aeroporto Internacional de Cayo Largo é pequeno, mas organizado, lotado de europeus. Aproveitei para uma aulinha rápida de rumba no saguão.;)
Seguimos para a Marina, de onde saem todos os passeios de barco no cayo. Daí em diante, clima de imersão total no paraíso tropical em um barco confortável, música caribenha e lagostas preparadas na hora ( e pagas a parte …).
Nem preciso dizer que a paisagem é um absurdo de bonita:
Dá pra escrever um tratado sobre os muitos tons de azul do mar de Cayo Largo. A cor varia conforme a profundidade e a proximidade dos bancos de areia. Em torno das ilhotas, formam-se grandes áreas rasas, com água transparente e chão de areia branca.
O lugar é famoso não é de agora. Durante a era de ouro da pirataria, os bucaneiros aproveitavam que os galeões espanhóis não conseguiam entrar para esconder ali seus tesouros. A Isla da Juventud, a maior do arquipélago ( que eu não conheci) é o cenário real do livro A Ilha do Tesouro, de Robert Stevenson.
Nosso programa foi bem mais simples. Seguir com a água pela cintura até Cayo Iguana, onde os bichinhos costumam tomar sol. Foram várias paradas para mergulho e observação de peixes nos recifes até chegarmos à Praia Sirena.
O lugar é basicamente um ponto de recepção de turistas, com espetáculo de golfinhos amestrados, restaurante e a melhor praia da ilha. Depois do almoço, o grupo teve tarde livre na areia. Incrível como um lugar turístico pareça ao mesmo tempo tão selvagem. Há estrutura, mas só o suficiente pra você se sentir confortável. Os visitantes se distribuem pela larga faixa de areia branquinha e você fica olhando as gaivotas, quase hipnotizado pelo tal mar cor de azul-turquesa.
Quase todos que vieram no nosso voo seguiram depois para os hotéis, que ficam em outra área da ilha. O grupo da excursão, apenas 4 pessoas,( mais um sinal de que vale a pena o pacote com pouso), embarcou então em um barco menor. Foi a melhor parte do passeio. O guia cubano parece ter ficado livre para nos levar cantos mais escondidos e bonitos da ilha.
No fim da tarde, ancoramos diante de uma prainha deserta, apenas com iguanas e pássaros por perto. O próprio guia preparou no barco um jantarzinho gostoso à base de peixe.
Problema mesmo só no aeroporto. O voo de volta deveria sair às 21h mas houve algum problema técnico e o avião voltou pra Havana sem a gente. Depois da confusão inicial, a companhia liberou lanches e bebidas para os passageiros. O avião decolou lotado duas horas depois. Todo mundo morto de cansado, mas feliz.
SERVIÇO:
Quanto custa ir para Cayo Largo: os preços variam de acordo com a época do ano. Em abril, alta temporada, paguei 190 CUCs ( 1 CUC equivale a 1 dólar). Se comprasse apenas a passagem aérea, pagaria 160 dólares. No mesmo período, um pacote de duas noites em Cayo Largo, saindo de Havana, com passagem e refeições incluídas saía por 260 dólares.
Onde comprar passagens e pacotes: Como disse, eu contratei a excursão na agência de turismo que funciona dentro do Hotel Iberoestar Parque Central. Mas fiz um levantamento em outras agências ( todos os grandes hotéis tem uma) e elas vendiam os mesmos pacotes, sem variação de preço. Lembre-se que as operadores e agências de Cuba são todas estatais.
Minha dica:Quando estiver em Cuba, compre passagens, pacotes e excursões com pelo menos dois dias de antecedência. Procurei alguns passeios na véspera e os lugares já estavam esgotados. Como as operadoras são todas estatais, não tem concorrência. Quando acaba em uma agência, acaba em todas.
FOTOS: CASSIANA PIZAIA
Quer saber mais sobre outros destinos em Cuba? Dê uma olhada nestes posts:
Três dias em Havana: o que fazer e viver na capital de Cuba
Varadero: Dicas de como ir, reservar hospedagem e circular sem pacote</aDe Sierra Maestra ao Museu da Revolução
Trinidad: Como é a cidade histórica mais charmosa de Cuba
Para outras dicas, veja:
Cuba: guia de viagem barata e independente
Quanto custa viajar a Cuba com economia
Hospedagem em casas de cubanos: como escolher e reservar
Como ir de Havana a Varadero, Cayo Largo, Trinidad e Santiago de Cuba
Que bacana que encontrei teu site. Estou indo para Cuba e adorei as informações.
Será que existe alguma praia bem pertinho de Havana que possamos passar uns dois dias?
Fabio, Havana tem várias praia para banho, as chamadas Playas del Este. Elas ficam a cerca de 20 km do centro e dá pra ir de ônibus turístico, mas são bem simples, normalmente frequentadas por cubanos. Se puder sair da capital, eu recomendo Varadero. A península fica a 150 km da capital com acesso fácil por ônibus da Viazul. Veja mais detalhes sobre Varadero e como chegar lá neste post: http://www.aos4ventos.com.br/cuba-varadero-dicas-de-como-ir-reservar-hospedagem-e-circular-sem-pacote. Obrigada pelo contato.
Seu site tem sido uma grande ajuda, não é fácil encontrar as informações e aqui elas aparecem de maneira bem detalhada. Minha dúvida é a seguinte: tem como reservar estes pacotes com antecedência ainda aqui do Brasil, ou somente quando eu estiver em Havana mesmo? Vou para Havana em janeiro, e serão 10 dias em Cuba. Ainda estou em dúvida de que roteiro fazer (aceito sugestões!)
Diego, é possível reservar excursões e pacotes diretamente pelos sites das empresas cubanas de turismo. As principais são http://www.cubatravelnetwork.com e http://www.cubatur.cu. Em 10 dias dá pra conhecer muita coisa em Cuba. Sugiro que dê uma olhada neste posts com sugestões de roteiro bem práticas na ilha: http://www.aos4ventos.com.br/cuba-o-que-conhecer-alem-de-havana
Olá, estou amando o seu site, pq essa é de longe a viagem mais difícil que já tentei organizar. Pelas dificuldades de comunicação e Internet de Cuba. Vou agora em junho, 10dias, pretendo ficar 4 noites em havana, 2 ou 3 noites em Cayo Largo e 2 noites em Trinidad. Mas está quase impossível achar informações legais sobre Cayo Largo. Essa agência que vc indicou, a Cubatur, tem muitas reclamações no TripAdvisor, chega a assustar. O que vc achou do roteiro? O receio sobre a agência é válido?
Seu roteiro ficou ótimo, Audrey. Havana, Cayo Largo e Trinidad foram meus lugares favoritos em Cuba. Sobre a excursão a Cayo Largo, eu gostei muito. Alimentação, transporte interno, passeios, tudo perfeito. Tivemos problemas apenas no vôo de volta. O avião apresentou problemas técnicos e precisamos esperar um outro avião vir de Havana. Sobre a agência, não existe muita diferença entre a Cubatur e as outras. Todas são estatais, cobram o mesmo preço. Normalmente, o que varia são algumas rotas. Dê uma olhada neste outro site: http://www.cubatravelnetwork.com/. É uma outra agência estatal. Eu comprei uma passagem aérea com eles e recebi por email. Mas é possível montar e comprar também passeios, hotéis, etc. Tem um chat on line e também dá pra tirar dúvidas por e-mail. Espero que ajude. Se gostar (ou não), volte para nos contar a experiência. Assim poderemos ajudar outros viajantes. Obrigada!
Acredito que no que diz respeito à Cuba, esse blog é o primeiro que leio e diz alguma coisa. Os outros eu leio, leio, leio e não entendo nada! No momento estou até com receio de ir para Cuba (minha passagem está comprada, voarei de México para Cuba no dia 13, retornando dia 20), pois até agora não consegui informação alguma sobre onde adquirir estes pacotes para Cayo Largo ou até mesmo o onde pesquisar sobre passagem de ônibus para Cayo Coco… enfim… vc deu algumas informações que espero ajudar pois estou realmente bem aflito. Os sites cubanos não são muito amigáveis mais tentarei contatos por e-mails e se for o caso até um contato com o hotel onde fica a agência de turismo que vc menciona. Muito obrigado por compartilhar as informações.
Muito obrigada pelo retorno, Vando. A ideia é mesmo compartilhar informações sobre Cuba que nem sempre são fáceis de se obter. Se precisar de mais informações, você pode enviar um email pelo site da Cubatur. Eu fiz isso e eles me responderam rapidamente. Infelizmente, não fui a Cayo Coco. Mas você pode tirar algumas dúvidas por este post: https://www.cubasolidays.com/es/blog-es/entry/cayos-y-playas/como-llegar-a-cayo-coco-y-cayo-guillermo. Em resumo, você pode ir de avião direto de Havana para Cayo Coco ou ir de ônibus Viazul até Ciego de Ávila e pegar um táxi lá. Se quiser mais informações sobre como viajar por Cuba, dê uma olhada neste meu post:http://www.aos4ventos.com.br/como-ir-de-havana-a-varadero-trinidad-santiago-de-cuba-e-outras-cidades-cubanas/. Espero ter ajudado. Boa sorte!
Olá Cassiana!
Excelente site!
So fiquei com algumas dúvidas: na sua opinião vale mais a pena dormir em cayo largo ou fazer esse passeio de apenas passar o dia? Pq se a diferença de valores da época que você fez o passeio (190 cucs p/ passar o dia; 260 p/ duas noites) se mantiver atualmente, vale mais a pena dormir lá, n? Ademais: o preço dos sites seria o msm daquele encontrado na agência física, já q elas são estatais? Pq já mandamos email para cubatur e para solways e ng responde e não temos ideia de preços atualizados para ficarmos 2 dias em cayo. Por fim: vou ter 8 dias livres em cuba (ao todo 10, mas sem contar com o dia que chego e o dia q saio serão 8) vc acha que consigo conhecer bem havana em 6 dias e talvez passar dois dias em cayo (se conseguir um preço atrativo para cayo)?
Olá, Oton. Acho que seis dias é um período ótimo para conhecer bem Havana. A combinação com Cayo Largo também é excelente. Se pudesse, eu ficaria dois dias lá sim. O lugar é maravilhoso, vale a pena. Eu fiz a excursão de um dia porque não dispunha de mais tempo mesmo. A vantagem da excursão é que eles te acompanham aos lugares durante o dia todo e dá pra fazer muita coisa. O pessoal do pacote fez só uma parte do nosso passeio e depois seguiu para os hotéis. Mas se eu pudesse ficar mais, ficaria com certeza ;). Os preços pela internet e pela agência física são os os mesmos. Eu mandei email para a Cubatur e eles me responderam na época. Tente novamente. O sistema deles é meio instável. Mandei um novo email para eles também. Se receber resposta, posto aqui. Abraço!
Oie Cassiana, tudo bem?
Deixa eu te perguntar, estou indo para Cancún de 03/04 a 08/04 e depois pretendo ir pra Havana 3 dias e Cayo Largo 2 dias.
Detalhe, somente eu e minha filha de 3 anos.
Você sabe se tem problemas em viajar com crianças pra la? Acha que da pra incluir Cayo Largo numa boa?
Otimo Blog amei as dicas!
Obrigada, Sabrina. Não vejo problemas em você viajar com sua filha. Em Havana, você pode usar as várias opções de transporte (veja meu post sobre isso) para ela não precisar andar muito. Cayo Largo é uma delícia para as crianças! Apenas leve todos os medicamentos e produtos que ela usa como material de higiene, pomadas, protetor, analgésicos, etc. Muitos produtos são dificeis de encontrar em Cuba. Boa viagem pra vocês!